O vídeo em que um militar do Exército Brasileiro aparece chutando um animal, não identificado, nas dependências da instituição, vem gerando revolta dos internautas. Nas imagens, o militar recebe aviso de outros colegas que anunciam que estão gravando. É neste momento que o homem vai em direção ao animal que está andando no chão e o chuta para longe. Na sequência, é possível ouvir risadas ao fundo de outras pessoas, que não aparecem no vídeo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda no domingo (1º), dia em que o vídeo viralizou nas redes sociais, a Comissão de Defesa dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) comunicou que pediria explicações sobre o caso. O presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, deputado Léo Vieira (PL) informou também que dará entrada a uma moção de repúdio na Alerj.
🚨BRASIL: Militar do exército brasileiro chuta animal indefeso e colegas se divertem.
— CHOQUEI (@choquei) October 1, 2023
pic.twitter.com/JjXrjfYa34
Por meio de seu perfil oficial no ‘X’, antigo Twitter, o Exército Brasileiro se pronunciou afirmando não compactuar com qualquer tipo de violência, além de estar apurando o fato por meio de um processo administrativo.
“O Exército Brasileiro não compactua com nenhum tipo de violência a animais de qualquer espécie. Ao tomar conhecimento do fato, após a análise das imagens, iniciou-se a devida apuração, por meio de procedimento administrativo”.